A cidade de Ibiá/MG se destacou no 15º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal (QMA) da microrregião de Araxá/MG, conquistando o primeiro e o segundo lugares na competição. O evento ocorreu na cidade de Conquista/MG, no último dia 5 de junho, reunindo produtores de 11 municípios com a participação de 20 queijos artesanais.
A entrega da premiação aos produtores de Ibiá, vencedores do concurso regional, ocorreu nessa quinta-feira (3 de julho), durante a AgroFeira de Ibiá, realizada no Parque de Exposições da cidade. A cerimônia contou também com a presença do prefeito Gillianno Mamão, que parabenizou os produtores locais pelo destaque e pela valorização do Queijo Minas Artesanal, patrimônio da gastronomia mineira.
O primeiro lugar ficou com Sirlene Eurelúcia de Morais do Prado e Luiz Carlos Prado, proprietários da Queijos Prado. Já o segundo lugar foi conquistado por Ana Paula Santos Rocha e Antônio Onofre, da Queijaria Pingo de Ouro. Os dois produtores representaram o município de Ibiá e garantiram as melhores avaliações da edição.
Os premiados possuem um histórico de destaque na produção de queijo artesanal. Em 2023, Luiz Carlos e Sirlene conquistaram o ouro na ExpoQueijo, evento realizado em Araxá e que reúne produtores de todo o mundo. Já em 2019, Ana Paula e Antônio foram campeões estaduais no concurso que premia os melhores queijos de Minas Gerais.
Agora, os campeões de Ibiá, ao vencerem o concurso regional, se classificaram para o concurso estadual, previsto para setembro deste ano, no qual representantes de 10 microrregiões e cerca de 50 queijos de todo o estado competirão pelo título. A realização e organização do evento são da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). A extensionista agropecuária da Emater em Ibiá, Maria Eduarda, disse à reportagem da TV KZ que a premiação representa uma valorização e um reconhecimento para os produtores.